Soft skills e hard skills: qual a sua importância

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
13/06/2024
Soft skills e hard skills: qual a sua importância

No mundo corporativo, a combinação entre hard skills e soft skills desempenha um papel fundamental no sucesso profissional dos colaboradores e no desempenho das empresas. Neste artigo, exploraremos o significado de cada uma dessas competências e a sua verdadeira importância.

HARD SKILLS vs SOFT SKILLS

Quando falamos em Hard Skills estamos a referir-nos às competências técnicas e específicas, relacionadas com uma área de atuação, tais como conhecimento em programação, fluência numa língua estrangeira ou competências em matemática. Estas aptidões são tangíveis e podem ser facilmente medidas e aprendidas por meio de formações e experiência prática.

Por outro lado, as chamadas Soft Skills são competências interpessoais e comportamentais que contemplam aspetos como uma comunicação eficaz, o trabalho em equipa, a capacidade de liderança, a capacidade de resolução de problemas ou a empatia. Estas competências são mais subjetivas, no entanto, desempenham um papel crucial no sucesso profissional, principalmente na interação e colaboração entre colegas, clientes e gestores.

Qual será a mais importante?

Embora as hard skills sejam essenciais para desempenhar funções específicas e técnicas, as soft skills têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual. A capacidade de se comunicar com clareza, resolver conflitos, adaptar-se a mudanças e liderar equipas são características que contribuem significativamente para o crescimento profissional e o sucesso nas organizações. Sabemos hoje que as chamadas soft skills, desempenham um papel crucial na criação de um clima organizacional positivo e produtivo. Colaboradores que possuem habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe contribuem para um ambiente de trabalho saudável, favorecendo a cooperação, motivação e comprometimento no cumprimento de metas e objetivos comuns.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Como competências, tanto as hard skills como as soft skills podem ser desenvolvidas ao longo da nossa vida, ainda que de formas diferentes. Para desenvolver as hard skills, os profissionais podem recorrer a cursos especializados, workshops, certificações e à prática contínua na área de atuação. Por conseguinte, as avaliações serão realizadas com base em resultados quantificáveis e a técnicas específicas. Já o aprimoramento das soft skills pode envolver formações de comunicação, coaching, feedback de colegas e autoconhecimento para identificar pontos de melhoria. Estas serão depois medidas por meio de observações comportamentais, feedbacks e interações no ambiente de trabalho.

OS IMPACTOS POSITIVOS DAS COMPETÊNCIAS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

O desenvolvimento e aplicação eficaz das hard skills e soft skills trazem diversos benefícios para o desempenho organizacional das empresas que incentivam o desenvolvimento dessas competências, criando equipas mais resilientes e preparadas para enfrentar desafios e promovendo o crescimento sustentável das suas organizações. 

Podemos dizer que o investimento no desenvolvimento deste tipo de competências:

  • Contribuem para uma maior produtividade dentro das empresas
  • Promovem a motivação das equipas
  • Abrem espaço para a criatividade
  • Promovem a colaboração entre colegas
  • Promovem o nível de satisfação dos colaboradores

Tenha em mente que a combinação equilibrada entre hard skills e soft skills é fundamental para o sucesso individual dos colaboradores e o bom desempenho das empresas. Investir no desenvolvimento contínuo destas competências é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável, cooperativo e produtivo, impactando positivamente o crescimento e a competitividade organizacional, não sendo suficiente uma sem a outra.