Síndrome de impostor: como superar

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
05/06/2024
Síndrome de impostor: como superar

Fraude, desmerecedor, um engano, inseguro... É assim que quem sofre da Síndrome do Impostor se sente constantemente. Já ouviu falar deste fenómeno psicológico?

A Síndrome do Impostor é caracterizada por uma sensação persistente de fraude e insegurança em relação às próprias competências e conquistas. Mesmo quando uma pessoa possui experiências e realizações comprovadas, ela pode ainda sentir-se inadequada e temer ser exposta como uma farsa. O indivíduo duvida das suas próprias conquistas e tem uma constante sensação de não serem digno do sucesso que alcançou, sendo esta uma condição que pode ter um impacto significativo na sua vida, afetando tanto o ambiente de trabalho como as suas relações pessoais.

Quando pode a Síndrome do Impostor ser um problema?

Sendo mais frequente do que se pensa, a Síndrome do Impostor é uma condição psicológica que tende a ser mais comum em ambientes profissionais mais competitivos ou em situações de maior fragilidade ou stress. 

Numa sociedade cada vez mais competitiva, a saúde mental deve ser uma prioridade dentro das equipas de trabalho. Esteja atento aos sinais de alerta:

  • Perfeccionismo excessivo
  • Autoexigência desmedida
  • Dificuldade em aceitar elogios
  • Comparação constante com os outros
  • Medo de ser descoberto como fraudulento

Consequências no Ambiente de Trabalho e Relações Pessoais

A síndrome do impostor pode ter impactos negativos em diversas áreas da vida. No ambiente de trabalho, a pessoa pode sentir-se constantemente sobrecarregada, incapaz de assumir desafios e até mesmo sabotar as suas próprias oportunidades de crescimento. Nas relações pessoais, a falta de autoconfiança pode prejudicar a capacidade de se relacionar de forma saudável e autêntica com os outros.

Estratégias para Enfrentar e Superar a Síndrome do Impostor

Depois de reconhecer e identificar o seu problema é fundamental superá-lo de forma adequada. Só assim vai conseguir evitar a autossabotagem, promover a autoconfiança, alcançar o pleno potencial e desfrutar do sucesso e da sua realização pessoal e profissional. 

Fique com algumas estratégias que o irão ajudar neste processo: 

  • Reconheça e aceite os seus sentimentos: É importante identificar e admitir quando está a enfrentar algum tipo de problema, identificando o seu comportamento ou padrão de pensamento como não sendo saudável, a partir do momento em que estes o impedem de ter uma rotina normal ou lhe causam algum tipo de sofrimento.
  • Desafie os seus pensamentos negativos: Questione as crenças autodepreciativas e substitua- as por pensamentos mais positivos e realistas.
  • Celebre as suas conquistas: Reconheça e comemore as suas realizações, por menores que sejam. Desta forma estará a construir a sua autoconfiança.
  • Procure apoio: Converse com amigos, familiares ou profissionais para obter feedback e suporte emocional.
  • Estabeleça metas realistas: Defina objetivos alcançáveis e trabalhe para atingi-los de maneira coerente.
  • Aprenda com o fracasso: Encare os erros como oportunidades de crescimento e aprendizagem, em vez de os encarar como provas de incompetência.
  • Invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional: Procure cursos, formações e recursos que o possam ajudar a aperfeiçoar as suas competências.
  • Pratique a auto compaixão: Seja gentil consigo mesmo e trate-se com a mesma compaixão que teria com um amigo que está a passar por dificuldades.
  • Compartilhe as suas experiências: Ao falar abertamente sobre os seus sentimentos de inadequação, pode descobrir que não está sozinho e receber apoio de outras pessoas que também enfrentam a síndrome do impostor. 

Enfrentar este tipo de problemas pode ser um desafio, mas com autoconhecimento, apoio e dedicação, é possível superar esta condição e redescobrir a própria confiança e valor. Lembre- se: é capaz e merecedor do sucesso que conquistou. Lidar com esse fenómeno permite desenvolver uma visão mais realista de si mesmo, valorizar as suas conquistas e enfrentar desafios de forma mais assertiva e positiva.