Recrutamento e seleção: conheça as diferenças

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
06/04/2023
Recrutamento e seleção: conheça as diferenças

Quando uma empresa procura novos profissionais para o desempenho de uma função passa por um processo a que chamamos de Recrutamento e Seleção. Para que este processo seja feito de forma rápida e bem sucedida é importante ter em atenção as características de todas as fases deste processo.

Recrutamento e seleção são termos normalmente usados em conjunto como se representassem uma mesma prática. A verdade é que, apesar de fazerem ambos parte de um só processo com o objetivo de preencher as vagas em aberto para uma determinada função, os termos “Recrutamento” e “Seleção” dizem respeito a fases diferentes deste processo. Trazer as pessoas certas e mais competentes para dentro do quadro de colabores das empresas é uma das principais preocupações das equipas de Recursos Humanos. E para que este objetivo seja alcançado com sucesso importa ter em mente as diferenças que marcam estes dois conceitos e de que forma estes se relacionam entre si.

O QUE É O RECRUTAMENTO?

A fase de recrutamento consiste em atrair candidatos para a vaga requerida pelas equipas de gestão. Como? Primeiro é necessário fazer uma descrição da vaga e posterior publicação nos diversos meios de divulgação. Para isso é necessário reunir informação sobre vaga e entender quais as competências certas para o melhor desempenho da mesma.Existem 2 tipos de Recrutamento: o recrutamento interno e o recrutamento externo. 

No Recrutamento Interno a vaga é divulgada junto dos funcionários que já trabalham na empresa podendo estes ser promovidos aceder à mesma através de uma promoção ou ser transferidos para novas funções.

Quais as principais vantagens de um Recrutamento Interno? 

  • Maior motivação para os trabalhadores que podem ter uma possibilidade de progredir dentro da empresa e de experimentar novas funções;
  • Acelera o processo de recrutamento uma vez o processo de comunicação da vaga é mais rápido e direto;
  • É mais certeiro, uma vez que a empresa já conhece o trabalhador e a sua forma de trabalhar;
  • Os colaboradores posteriormente selecionados terão maior facilidade de adaptação uma vez que já conhecem a empresa.
  • Permite aumentar alargar o banco de talentos, abrindo portas a pessoas com competências diferenciadores e que possam ser uma mais valia para a empresa;
  • Amplia o leque de opções, nomeadamente ao nível das competências.

Por sua vez, o Recrutamento Externo é utilizado sempre pretendemos atrair pessoas externas à organização para aquele posto de trabalho. Neste caso a publicação da vaga pode ser feita através de diferentes meios, nomeadamente sites de recrutamento, jornais ou redes sociais.

Quais as principais vantagens de um Recrutamento Externo?

A fase de recrutamento irá terminar quando os candidatos manifestarem o seu interesse para aquela vaga e como se entende, quando o objetivo é atrair as pessoas certas para o lugar disponível, a fase de recrutamento irá influenciar toda a próxima fase do processo: a fase de Seleção.

Tenha em atenção que para conseguir atrair as pessoas certas para aquela vaga numa fase de recrutamento, é usual as empresas recorrerem a Empresas de Recrutamento que assumem todo o processo.Compostas por profissionais altamente capacitados para levar avante processos de recrutamento, recorrer a uma empresa externa permite poupar tempo e ao mesmo tempo conseguir um leque de profissionais capacitados para o desempenho daquelas funções.

O QUE É A SELEÇÃO DE PESSOAS?

Depois de terem enviado o currículo ou dos candidatos manifestarem o seu interesse junto da empresa, dá-se início à fase de seleção. Esta fase é mais demorada e complexa uma vez que é aquela que irá determinar qual o candidato selecionado para o cargo. Durante esta fase de seleção serão realizadas várias provas com o intuito de avaliar as competências gerais e específicas de cada indivíduo. Cada momento de avaliação tem o seu objetivo específico e os métodos de avaliação utilizados podem variar conforme a função em causa. 

Entre eles podemos destacar a avaliação curricular, as provas de conhecimentos técnicos, testes psicológicos e comportamentais, entrevista e dinâmicas de grupo. Conforme as competências que pretendemos avaliar, iremos eleger os métodos de seleção mais eficazes para aquele processo em particular. Resumindo, a fase de recrutamento e a fase de seleção fazem ambas parte de um mesmo processo mas com características muito próprias e distintas. Compreendê-las é determinante para o sucesso de um processo de recrutamento e seleção. 

Entenda também que a fase de recrutamento pode determinar o sucesso ou por contrário, atrasar ou mesmo comprometer toda fase de seleção e por isso há que ser tratada com a devida atenção. Quando se trata de um recrutamento para cargos especializados, contratar uma empresa de recrutamento pode mesmo ser a melhor opção. 

A Fed Finance é uma empresa de recrutamento especializada na área financeira, altamente conhecedora do mercado em Portugal. Os seus consultores podem ajudá-lo a recrutar os melhores talentos para a sua empresa garantindo um recrutamento bem sucedido. Se precisa de ajuda nesta área confie-nos um recrutamento.