Onboarding: dicas para a integração de novos funcionários
23/05/2023
O processo de Onboarding é essencial para que novos funcionários se sintam bem-vindos e integrados no seu local de trabalho. Neste artigo falamos de estratégias que irão facilitar o processo de integração de novos colaboradores.
A chegada de novos trabalhadores pressupõe toda uma fase de integração que permita que todos se adaptem rapidamente às rotinas da empresa. Quando este processo é bem feito, são multiplicadas as possibilidades de sucesso do novo colaborador na função que irá desempenhar, perspetivando uma maior produtividade, alinhamento e envolvimento com os objetivos a alcançar. Na área da gestão de pessoas este processo é denominado de Onboarding e deve ter por base uma estratégia previamente pensada e planeada. Uma das suas principais etapas é a apresentação da cultura e valores da empresa, bem como dar a conhecer a novos colaboradores as metas e objetivos das equipas.
Desta dinâmica faz também parte a introdução a procedimentos, bem como a disponibilização de ferramentas e recursos necessários para que novos colaboradores possam realizar as suas atividades de maneira mais eficiente. Além disso, é aconselhável promover feedbacks regulares para avaliação e orientação, permitindo aos novos elementos uma boa abertura para um relacionamento sólido e efetivo com os seus empregadores. É fundamental que todo o processo de Onboarding seja acolhedor e envolvente, promovendo o bem-estar dos novos colaboradores.
DICAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE ONBOARDING
Foco no acolhimento
Para receber bem o novo elemento da equipa é importante, antes de tudo, preparar adequadamente o ambiente onde este irá trabalhar. Isso passa por assegurar o bom estado dos equipamentos de trabalho, até uma recepção calorosa e uma apresentação adequada de sua equipa de trabalho e dos objetivos da empresa.
Apresentação da empresa
Uma visão geral da empresa, suas políticas, cultura, valores e objetivos, é fundamental para o alinhamento do novo colaborador com a organização.
Investir na formação
Proporcionar formações adequadas às características da pessoa que irá integrar o quadro da empresa, ajudará a fortalecer as suas competências e promover o seu desenvolvimento.
Dar orientações
Esclarecer sobre as responsabilidades do novo trabalhador e dar a conhecer as expectativas para o seu trabalho é outro ponto a colocar na agenda do processo de Onboarding.
Apostar no acompanhamento contínuo
Disponibilizar um mentor para auxiliar no processo de integração pode garantir que o novo colaborador se sinta seguro e receba orientações adequadas desde a entrada na nova empresa.
Dar feedbacks regulares
Feedbacks regulares são essenciais para avaliar o desempenho dos novos elementos, identificar oportunidades de melhoria e corrigir possíveis problemas.
COMO TORNAR O PROCESSO DE ONBOARDING ATRATIVO
Tão importante quanto implantar um programa de integração estruturado é torná-lo ainda mais atrativo para os colaboradores. Há práticas que podem ajudar neste processo e que deve colocar em prática no momento da chegada de novos trabalhadores.
- Incentivar a interação do novo colaborador com a equipa, para que este se envolva nas atividades da empresa e possa estabelecer relações interpessoais com o seu grupo de trabalho.
- Promover eventos sociais para a integração do novo trabalhador, como almoços e momentos de pausa irão proporcionar um ambiente descontraído e propício para o networking.
- Proporcionar um ambiente de trabalho desafiador mas seguro. Uma pessoa chegada a um novo ambiente precisa sentir-se desafiada e capaz de se desenvolver, porém, para que isso seja possível esta deve sentir-se segura e ter o apoio das chefias e colegas.
- Verificar constantemente o processo de Onboarding. É preciso estar em constante evolução para que o processo seja mais agradável, dinâmico e coerente com a realidade da empresa.
Resumindo, uma boa integração de novos colaboradores é essencial para a empresa e deve ser bem planeada e executada. O processo de Onboarding deve ser estruturado e equilibrado, realçando aprendizagens, o desenvolvimento e adaptação do novo trabalhador à cultura e processos da organização. Para além disso, este deve ser atrativo para que o novo colaborador se sinta confortável e motivado a crescer profissionalmente na empresa.
Lembre-se sempre que o esforço e possíveis custos relacionados com o bem-estar nos Recursos Humanos de uma empresa podem traduzir-se, a longo prazo, em ganhos significativos decorrentes de uma menor rotatividade de colaboradores, um maior nível de competitividade, um menor absentismo e em equipas mais motivadas e produtivas.
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