Como está o mercado de trabalho na área de contabilidade?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
13/09/2022
Como está o mercado de trabalho na área de contabilidade?

A conjuntura do mercado de trabalho está em constante mudança e a área da contabilidade tem sido alvo de opiniões distintas, nomeadamente quanto ao seu futuro enquanto profissão. Saiba como funciona a área da contabilidade em Portugal e como fazer para entrar no mercado de trabalho.

MUDANÇA DE PARADIGMA

Muitas incertezas têm sido levantadas quanto ao futuro desta profissão. Segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília, esta seria uma profissão condenada dentro de alguns anos. Num campo oposto, o Fórum Económico Mundial, deixa claro em 2020 que o setor administrativo está em crescente expansão, sendo o que emprega mais pessoas.
Segundo o especialista nesta área Jader Borges da Silva, a solução é clara. O que está em curso é uma verdadeira mudança de paradigma da profissão. A tecnologia e a automação não retiram o trabalho aos contadores, mas levam-nos a especializar-se e a aproveitar as suas competências de outra forma.

A vasta área da contabilidade atravessa vários sectores da economia e, se antes esta era uma carreira apenas associada a tarefas relacionadas com lançamentos contabilísticos, hoje o perfil profissional de um contábil está muito ligado ao suporte da estratégia financeira das organizações.
Por outro lado, e alargando o leque à área financeira nomeadamente a Portugal, sabemos que este é um país atrativo para trabalhar em Finanças e que apesar do Covid19 ter tido um impacto enorme na economia mundial, Portugal teve um ano histórico em termos de investimentos, com muitos profissionais internacionais elegendo o nosso país para trabalhar, nomeadamente para posições na área financeira.

Acreditamos por isso que um profissional de contabilidade tem à sua disposição um leque enorme de possibilidades profissionais a explorar no mundo e em particular, em Portugal.

A FORMAÇÃO

Para trabalhar em contabilidade pode optar por uma formação de nível inicial e explorar as suas competências até um nível superior. Sabendo que nos dias de hoje, e face às exigências e competitividade do mercado, é fundamental a reciclagem de conhecimentos e acompanhar as novas tendências do mesmo, sendo certo que uma melhor qualificação nesta lhe pode trazer novas e melhores perspetivas de trabalho e um maior leque de oportunidades, assim como salários mais competitivos. Em Portugal a oferta educativa nesta área é extensa, com uma série propostas nos mais variados níveis de ensino, desde cursos gratuitos no IEFP – Instituto de Emprego e Formação. Profissional a cursos superiores e mestrados em prestigiadas instituições de ensino superior como é o caso da Católica-Lisbon, do ISEG e do ISCTE Business School.

AS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Técnico de Contabilidade

Um técnico contábil tem funções mais administrativas com uma formação de nível mais inicial, cujas atividades estão associadas a lançamentos contabilísticos: processamentos de faturas, registo de recibos, entregas de IRS, folhas de pagamentos de salários, entre outras.

Técnico Oficial de Contas

Com funções que podem estar mais associadas à consultoria e auditoria, os TOC - Técnicos Oficiais de Contas são técnicos superiores que necessitam de grau académico ao nível da licenciatura e de estar credenciados pela OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados para exercer a sua profissão.

Consultores e Analistas financeiros

Aconselham os seus clientes nos investimentos, bem como atentam a todas as tendências económicas de forma a que todas as decisões sejam tomadas de forma mais segura. São assim funções especializadas na gestão do património.

OS SALÁRIOS

Quando falamos no mercado de trabalho muitas vezes queremos saber quanto vamos ganhar se desempenharmos determinada profissão. Na verdade, não existe uma resposta fechada a essa pergunta uma vez que essa estará sempre dependente da área de trabalho e nível de competências mas também da experiência profissional de cada um. Sabemos que o salário médio em Portugal ronda os 1400€/mês. Se um contabilista em início de carreira e com uma formação de nível inicial conta com um ordenado bastante abaixo deste valor, um contabilista com alguns anos de carreira, com conhecimentos ao nível da licenciatura, poderá mais do que duplicar este valor. Assim, podemos afirmar que este é um mercado com diversas oportunidades, ao alcance da vontade e da força de querer de cada um.

COMO PROCURAR EMPREGO

O mercado de trabalho está sempre em mutação e é fundamental que os candidatos estejam motivados para se manterem constantemente em atualização, numa lógica de aprendizagem contínua ao longo da vida e ativos na sua busca de novas oportunidades. Se procura uma oportunidade de trabalho na área de contabilidade em Portugal e se não sabe bem por onde começar opte por contactar a Fed Finance, uma empresa especializada em profissões na área financeira desde 2001. A Fed Finance concede todo o apoio no seu projeto profissional, desde a primeira entrevista até à contratação de um emprego.
Para isso, basta preencher o formulário para que um consultor analise o seu pedido e entre em contacto consigo o mais rapidamente possível. Pode também aceder e concorrer de imediato às ofertas de emprego na área de contabilidade disponíveis no site da Fed Finance.