Work life balance – 5 dicas para atingir o equilíbrio

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
27/10/2023
Work life balance – 5 dicas para atingir o equilíbrio

O Work Life Balance ou equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, é um conceito que ganhou destaque nos últimos anos, especialmente num contexto onde a procura por uma vida mais equilibrada se tornou essencial. Neste artigo, discutiremos sobre o que é o Work Life Balance e oferecemos 5 dicas práticas para atingir esse equilíbrio.

O Work Life Balance refere-se à harmonia entre as responsabilidades profissionais e pessoais. Trata-se de conseguir um equilíbrio saudável, onde seja possível ter tempo suficiente para o trabalho, mas encontrar lugar para as atividades pessoais e familiares. O objetivo é evitar fenómenos como o turnover, o esgotamento, a falta de tempo para si mesmo e o impacto negativo que essa sobrecarga de trabalho pode resultar na sua saúde física, mental e na sua vida social e familiar. 

Sabemos hoje, aliás, que o descanso é grande aliado na produtividade dos trabalhadores. Citando Daniel Goleman, um dos grandes nomes da ciência ligados à inteligência emocional e à liderança organizacional, “(...)o tempo livre possibilita o crescimento do espírito criativo, enquanto que as agendas muito restritas o sufocam”.

A importância da flexibilização de horários

A flexibilização de horários é uma das principais ferramentas para alcançar o Work Life Balance. Permitir que os colaboradores tenham autonomia para decidir quando e como trabalhar pode aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho. Além disso, essa flexibilidade concede mais liberdade para que cada um possa resolver questões pessoais e, consequentemente, faz melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos trabalhadores. Ao falarmos de uma maior flexibilidade de horários, o teletrabalho é encarado por muitos como uma opção que oferece uma maior liberdade na gestão do tempo. Em Portugal, principalmente após a pandemia de COVID-19, esta forma de trabalho tem-se tornado cada vez mais comum e ganhou destaque como uma das soluções para lidar com o distanciamento social. Essa modalidade permite que as pessoas trabalhem desde casa, facilitando uma maior e melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal. No entanto, é importante estabelecer limites claros e separar os ambientes de trabalho e de descanso.

A gestão de tempo e prioridades

Para alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, é fundamental definir metas claras, estabelecer prazos realistas e aprender a dizer "não" quando necessário. Além disso, é essencial identificar as atividades mais importantes e saber focar-se nelas. A organização pessoal e o uso eficiente do tempo são chaves para evitar sobrecargas e garantir momentos de lazer e descanso.

As empresas têm aqui um papel importante na medida em que devem proporcionar políticas e práticas que incentivem à flexibilidade de horários, ao teletrabalho e ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além disso, a criação de um ambiente saudável, com apoio e respeito pelos colaboradores, é fundamental. Iniciativas como programas de bem-estar, horários flexíveis e programas de saúde mental são exemplos de ações que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo. 

O desafio da conciliação família e trabalho

A conciliação entre família e trabalho é um dos maiores desafios para atingir o Work Life Balance. É importante ter tempo de qualidade com a família e estar presente nos momentos importantes. A comunicação aberta e a negociação de papéis e responsabilidades dentro de casa são cruciais. Além disso, é necessário estabelecer limites entre o trabalho e a vida familiar, evitando a invasão constante de um no outro.

5 DICAS PARA ATINGIR O EQUILÍBRIO

  • Estabeleça limites: Defina um horário de trabalho e não ultrapasse esse limite. Defina ainda um tempo para atividades pessoais e familiares. Respeitar esses limites é essencial para manter o equilíbrio entre as esferas profissional e pessoal.
  • Priorize o seu bem-estar: Reserve tempo para cuidar de si mesmo. Praticar exercícios físicos, meditar, ler e fazer atividades que tragam prazer são importantes para renovar as energias e melhorar a qualidade de vida.
  • Organize-se: Faça uma lista de tarefas, estabeleça prioridades faça a gestão do seu tempo de forma eficiente. Isso vai ajudá-lo a evitar a sensação de estar sempre a correr e permite que se dedique às atividades mais importantes.
  • Comunique e negoceie: Mantenha uma comunicação aberta com sua equipa e com a sua família. Explique as suas necessidades e expectativas e esteja aberto a negociar soluções que tenham em atenção todos os envolvidos, nunca se esquecendo de si mesmo, claro!
  • Desligue-se do trabalho: Reserve momentos para desconectar do trabalho. Desligue- se do telemóvel e dos e-mails fora do horário de trabalho e aproveite esses momentos para se dedicar a atividades fora do contexto profissional. 

O Work Life Balance é essencial para uma vida equilibrada e saudável. A flexibilização de horários, a gestão de tempo, a promoção de um ambiente saudável pelas empresas e a conciliação entre família e trabalho são fundamentais nesse processo. Hoje em dia, são cada vez mais as empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores. Se precisa de ajuda para encontrar uma empresa que o ajude a crescer enquanto profissional, a Fed Finance pode ajudá-lo a concretizar o seu projeto profissional, desde a sua primeira candidatura até iniciar um trabalho!