Turnover: como reduzir os efeitos nas empresas

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
03/03/2022
Turnover: como reduzir os efeitos nas empresas

A importância de contratar de forma certeira através de uma empresa de recursos humanos, especialista na identificação do candidato ideal e em estratégias que aumentam a satisfação e envolvimento dos funcionários, pode reduzir-lhe muitos custos. Conheça as nossas recomendações para minimizar a rotatividade de pessoal.

O que é o Turnover?

Em Recursos Humanos, o turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de colaboradores que saem de uma organização durante um período de tempo específico, normalmente um ano. Trata-se de analisar o número ou percentagem de colaboradores que deixam a empresa e são substituídos por novos empregados. O custo do turnover pode chegar a duas vezes e meia o salário dos funcionários
Investir na retenção de profissionais talentosos é ainda mais barato do que o processo de contratação de novos. Um turnover reduzido preserva a imagem da empresa. Demora tempo e dinheiro para encontrar e treinar um substituto. 

Como reduzir o Turnover? 

Melhorar o processo de seleção. Quanto mais detalhado e criterioso for o processo de seleção, menor será a possibilidade de erro no perfil pretendido. Contrate o profissional certo. A Fed Finance pode ajudá-lo. 

Acompanhe o mercado:
ao ser competitivo com outras ofertas aos seus empregados optam por ficar. Esteja a par dos salários, ofereça remuneração competitiva, proporcione benefícios, trabalho à distância e/ou horários flexíveis de trabalho, por exemplo. Tenha em mente que funcionários que conseguem um equilíbrio entre vida pessoal e profissional são mais felizes e mantêm os seus postos de trabalho. E nunca se esqueça que é muito importante que para além das boas competências os funcionários encaixem na cultura da empresa.

Faça perguntas aos seus colaboradores:
os seus funcionários são importantes, por isso, tente obter informações sobre o que eles pensam pelo menos uma vez por ano para saber o que gostam, não gostam, etc. Fomente a comunicação verbal do que bom e menos bom acontece no dia a dia.

O employer branding é importante porque pode ajudar os candidatos ou empresas a escolher a sua empresa e os seus serviços em detrimento de outros. Hoje em dia, as pessoas procuram um propósito na sua carreira, pelo que trabalhar para uma empresa com boa reputação e valores é muito importante.

Esteja disposto a mudar: perguntar aos seus empregados é importante, mas respeitar e honrar o que eles pedem é ainda mais. Tente implementar o que os seus colaboradores sugeriram. Elogie os seus colaboradores, todos nós necessitamos de encorajamento e reconhecimento. Quando os funcionários se sentem respeitados, reconhecidos, desejados e motivados, são mais propensos a ficar.

Desenvolva um plano de carreira dentro da sua empresa: é importante que os seus colaboradores sintam que podem evoluir. De forma a motivá-los, é importante ter um plano de carreira definido com possibilidade de evolução, para que tenham interesse em ficar. 

Em resumo: 

O Turnover é um dos indicadores de sucesso na gestão de pessoas. É importante recorrer a especialistas que tenham competências e experiência para apoiar a sua empresa. Na Fed Finance, desenvolvemos uma metodologia e ferramentas que permitem selecionar os perfis que melhor dão resposta às suas necessidades. Não hesite em contactar-nos para obter mais informações sobre a nossa experiência.

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