Transformação digital em RH
29/03/2023
Estamos em plena era da chamada transformação digital. As novas tecnologias vieram alterar por completo as nossas vidas e inovadoras ferramentas vieram dar vida a novos processos dentro das empresas, um pouco por todo o mundo.
A transformação digital ganha força dentro das organizações, nos seus vários setores, alterando as dinâmicas aos mais diversos níveis.
O que é a Transformação Digital?
A transformação digital consiste na utilização do avanço tecnológico e de novas tecnologias digitais ao serviço dos negócios já existentes e impulsionando no surgimento de novos negócios. Este fenómeno tem obrigado, inevitavelmente, a um novo reposicionamento, contantes adaptações e várias restruturações dos negócios já existentes nos seus vários departamentos, mesmo nos mais tradicionais, tais como: departamentos de vendas, marketing, atendimento ao cliente ou recursos humanos.
Pese embora muitas empresas e organizações possam ter sido resistentes a acompanhar estas alterações cada vez mais transversais no mundo em que vivemos, a verdade é que muito dificilmente uma organização conseguirá resistir a estas atualizações. Na verdade, esta evolução pode trazer muitos benefícios às organizações, apesar de, principalmente no início, obrigarem à ultrapassagem de alguns obstáculos. Por outro lado, o surgimento de novas ferramentas e recursos digitais, tem permitido o surgimento de novos negócios emergentes e novas profissões.
Transformação digital nos RH
Sendo o setor dos recursos humanos considerado um dos setores mais estratégicos dentro das organizações, torna-se importante otimizar a sua gestão através dos recursos oferecidos pelas novas tecnologias.Tal como nos outros setores, a Transformação Digital trouxe um conjunto de ferramentas que permitem uma melhor gestão de todo o processo de consultoria em recursos humanos ao longo de todas as suas fases, proporcionando uma série de vantagens para a empresa.
Podemos afirmar que a Transformação Digital nos RH tem trazido ganhos indiscutíveis para as organizações. Mas em que medida?
- Melhora a produtividade dos trabalhadores através da automatização de algumas tarefas que deixaram de ser necessárias. O preenchimento de folhas de horas é um exemplo claro. Através a supressão deste tipo de tarefas os colaboradores ficam com mais tempo para desempenhar outras mais relevantes.
- Aumenta a motivação. O desempenho de tarefas menos rotineiras, através da utilização de novos softwares, possibilita o desenvolvimento de outro tipo de funções
- Ajuda nos processos de recrutamento e seleção. Com a utilização de novas ferramentas, estes processos tronam-se mais rápidos e mais eficazes. Os recrutadores podem, por exemplo, fazer uma triagem de currículos através de palavras-chave relevantes para as funções a contratar ou ter acesso a outras funcionalidades inovadoras.
- Melhora a comunicação interna que passa a ser mais direta e mais rápida.
- Ajuda nos processos de avaliação e nos programas de desenvolvimento de carreira, uma vez que os processos de avaliação passam a ser mais dinâmicos. Novas vagas podem ser promovidas junto dos colaboradores de uma forma mais rápida.
- Torna o trabalho mais autónomo através da utilização de novos softwares.
- Redução de possibilidade erro, porque muitas tarefas são substituídas por programas digitais e a possibilidade de erro humano fica a assim reduzido ao mínimo.
- Teletrabalho. Esta é outra vantagem para muitas empresas e trabalhadores, apenas possibilitada pelas novas tecnologias.
Mas se muitas são muitas as vantagens trazidas por todas estas transformações digitais, existem também algumas barreiras e inconvenientes que as empresas devem ultrapassar. Estes são os obstáculos ou adaptações que as organizações irão ter pela frente para poderem fazer usufruir de todas as vantagens oferecidas pelos novos recursos digitais:
Transformação Digital nas Empresas – Obstáculos:
- Necessidade de formação face aos novos programas tecnológicos
- Dar formação aos colaboradores
- Necessidade de atualização ao longo do tempo
- Necessidade de investimento por parte dos colaboradores, normalmente mais motivantes e cativantes para o mesmo.