Trabalhar como contabilista em Portugal
26/09/2022
Para onde vai o dinheiro, os contabilistas sabem. Portugal está constantemente a abrir novos mercados, especialmente na área do turismo e isto significa que o país estará a experienciar um crescimento na área de contabilidade. Com uma indústria financeira em expansão, Portugal é um mundo de novas possibilidades a explorar por muitos. Dito isto, importa conhecer as suas opções para mergulhar no mundo da contabilidade em Portugal, e é isso que tentaremos expor neste artigo.
TORNAR-SE CONTABILISTA CERTIFICADO
Antes de mais, é preciso estudar para se tornar um contabilista. Existem vários caminhos para alcançar este objetivo. Deve ter em mente que possuir apenas uma licenciatura não é suficiente para se tornar um contabilista certificado. Dentro de um curso superior, nomeadamente na área da Economia, o currículo deve incluir certas disciplinas, tais como contabilidade analítica. Deve-se, então, inscrever na OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados para poder exercer.
Esteja constantemente atento às exigências do mercado de trabalho à sua volta e atualize o seu currículo em conformidade. Mantenha-se a par do software e da legislação em matéria de contabilidade e aperfeiçoe as suas competências, frequentando cursos que possam fazer sobressair as suas candidaturas a emprego. Se estiver interessado em formação, vários níveis de cursos são oferecidos em Portugal, tais como aqueles dosonibilizados pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e no ensino superior, em algumas distintas instituições de ensino como é o caso da Universidade Católica, o ISEG ou o ISCTE Business School, onde lecionam os alguns dos melhores professores disponíveis.
OS VÁRIOS CAMINHOS PROFISSIONAIS
Antes de começar a sua vida profissional propriamente dita, considere fazer um estágio profissional e, assim, tentar perceber qual a sua área de eleição. Informe-se no IEFP sobre esta possibilidade. Este tipo de estágio é em parte subsidiado pelo Estado, pelo que é uma hipótese amplamente vantajosa tanto para o estagiário, como para a empresa na qual este pretende trabalhar.
Como contabilista, tem alguma liberdade na forma como trabalha. Dependendo da sua ambição, nomeadamente em termos do valor de salário, ambiente de trabalho e horário, pode ir sozinho e trabalhar como contabilista freelance, trabalhar para o estado ou trabalhar para uma empresa privada. Cada caminho tem as suas próprias vantagens e desvantagens, pelo que aqui ficam algumas dicas para cada possibilidade.
Trabalhar por conta própria
Se tiver confiança e ambição para o fazer, pode trabalhar como contabilista independente, prestando serviços a vários clientes. Tenha em mente, contudo, que será o único responsável por cada aspeto do seu trabalho incluindo a procura de clientes. Seria prudente colocar-se primeiro no mercado criando contas em algumas redes sociais, tais como no LinkedIn ou o Twitter, de forma a expandir a sua rede de contactos e tornando-se mesmo numa personalidade no seu campo, em quem as pessoas confiam. Lembre-se também de pedir referências, o que pode aumentar exponencialmente as hipóteses de clientes utilizarem os seus serviços.
Trabalhar para uma grande empresa
Trabalhar para uma empresa pode compensar em termos económicos e pode tornar mais fácil encontrar clientes do que trabalhar como freelancer. Tudo o que tem de fazer é encontrar uma empresa que se ajuste bem a si. Hoje em dia, as ofertas de trabalho são muitas e muitas vezes estão mesmo à distância de um clique. Leia o artigo disponível no nosso site e saiba como procurar emprego pela internet em 6 passos. Vai ver como é fácil e rápido.
Se estiver preparado para desafios maiores, considere trabalhar para uma grande empresa. Possivelmente, poderá conseguir um nível salarial mais alto, mas esteja preparado para uma burocracia pesada e um ambiente de trabalho mais complexo. Estes empregos são os mais fáceis de encontrar, pois são os mais visíveis, mas a concorrência para obter lugares em grandes empresas pode ser difícil, por isso certifique-se em manter o seu currículo competitivo. Muitas vezes, o seu trabalho em grandes empresas será mais centrado na contabilidade analítica – deverá ter experiência na área antes de enviar a sua candidatura.
Trabalhar para uma pequena empresa
Considere trabalhar para uma pequena empresa se estiver satisfeito com o que, provavelmente, será uma remuneração mais baixa em troca de menos burocracia e um sentimento de satisfação ao ajudar uma empresa mais pequena a ter sucesso. A candidatura a estes cargos será tipicamente menos competitiva, o que significa que é um bom ponto de partida para a sua carreira. As suas tarefas serão também relacionadas a uma contabilidade mais generalizada, por isso certifique-se de que é nisso que pretende trabalhar.
É claro que tudo isto são linhas gerais daquilo que se passa no nosso mercado de trabalho, um tecido empresarial em grande crescimento, cada vez mais competitivo e em grande expansão. Se precisa de ajuda em encontrar trabalho na área de contabilidade não hesite em contactar a Fed Finance. Como empresa especializada na área das finanças e contabilidade, prestamos todo o apoio a quem procura emprego dentro desta área, esclarecendo quaisquer dúvidas sobre ofertas de emprego disponíveis e acompanhando todo o processo de empregabilidade do início ao fim, de forma personalizada e ajustada a cada um dos candidatos.
Para nos contactar basta preencher o formulário para que entremos em contacto consigo.