Recrutamento em contabilidade: tudo o que precisa saber
13/09/2023
O recrutamento na área de contabilidade desempenha um papel fundamental na seleção de profissionais qualificados para preencher cargos neste setor crucial de qualquer organização. Deixamos-lhe algumas pistas para ser bem sucedido num processo de recrutamento para cargos de contabilidade e finanças.
O PERFIL DO CANDIDATO IDEAL PARA EMPREGOS DE CONTABILIDADE
Quando se trata de empregos nas áreas de contabilidade e finanças, as empresas geralmente procuram candidatos com um conjunto específico de competências e características. Para se tornar um contabilista certificado, por exemplo, a formação base do candidato pode ser muito abrangente mas, regra geral, um candidato ideal deverá ter uma formação superior e estar inscrito na OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados. De resto, para além de ter uma formação acadêmica sólida em contabilidade, é essencial que este profissional possua um bom conhecimento das leis e regulamentações de contabilidade, conhecimento em softwares aplicados à área da contabilidade, boa capacidade para trabalhar com números e uma boa capacidade analítica.
Como em tantas outras áreas, a contabilidade merece também um olhar atento às tendências atuais e futuras. Com o avanço da tecnologia, também a automação de processos contabilísticos está a tonar-se cada vez mais usual o que implica uma necessidade crescente de profissionais com competências em análise de dados e conhecimentos em tecnologia. A consultoria em contabilidade é uma área que está também a ganhar cada vez maior destaque nos dias de hoje, o que significa que os profissionais precisam de ter uma maior consciência de que precisam desenvolver competências interpessoais e de comunicação para estarem mais aptos a colaborar com outras áreas da empresa e fornecer insights estratégicos.
Para além disso há sempre um conjunto de competências que o podem fazer destacar num processo de recrutamento nesta área. Tome nota:
- Pensamento crítico
- Atenção ao detalhe
- Capacidade de se adaptar a mudanças rápidas
- Capacidade de decisão com base em análise de dados
- Ser organizado
- Boa capacidade de comunicação
- Capacidade de trabalho em equipa
- Boa capacidade de liderança
OS DESAFIOS DO RECRUTAMENTO NA ÁREA DA CONTABILIDADE
O recrutamento na área de contabilidade apresenta desafios únicos. Um dos principais é a triagem de candidatos qualificados. Os profissionais com experiência em contabilidade são muito requisitados, o que torna este mercado altamente competitivo. Além disso, as empresas muitas vezes lidam com a necessidade de contratar profissionais com conhecimentos específicos em áreas especializadas como a auditoria, a área fiscal ou a contabilidade aplicada à gestão.
Outro desafio está em encontrar candidatos que se encaixem bem na cultura organizacional de uma empresa. Isto porque a contabilidade lida com informações financeiras sensíveis, sendo crucial que os candidatos sejam dotados de elevada integridade e ética profissional, para além das suas além das suas competências de caráter mais técnico. Esta avaliação por parte das equipas de recrutamento é sempre desafiante.
APRENDA A DESTACAR-SE NUM PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Para se destacar num processo de recrutamento na área de contabilidade, existem algumas premissas que o podem ajudar. Isso inclui atualizar seu currículo para destacar as suas competências e conquistas relevantes nesta área. É essencial demonstrar todo o seu conhecimento em contabilidade e o seu compromisso em se manter atualizado de acordo com as mudanças e exigências do mercado de trabalho à sua volta. Além disso, não se esqueça de pesquisar sobre a empresa antes da entrevista. Isso vai ajudá-lo a entender as suas necessidades e desafios específicos enquanto profissional no cargo a que se está a candidatar e assim demonstrar o seu interesse genuíno pela vaga junto dos recrutadores.
Durante o processo mostre sempre o seu compromisso em aprimorar constantemente as suas competências e conhecimentos. Participar de cursos de atualização, obter certificações e participar de eventos da área são maneiras de demonstrar ativamente o seu interesse e de se evidenciar. Como indicámos anteriormente, não descure as suas soft skills, competências interpessoais e de comunicação para se destacar como um possível consultor. Participar em workshops ou procurar oportunidades de desenvolvimento nestas áreas podem fazer a diferença entre um ou outro candidato!
O PAPEL DAS AGÊNCIAS DE RECRUTAMENTO
As agências de recrutamento especializadas nas áreas de Contabilidade e Finanças, como é o caso da Fed Finance Portugal, desempenham um papel importante conectando candidatos qualificados a as empresas que estão a contratar estes profissionais. São estas agências que têm acesso privilegiado a uma vasta rede de profissionais podendo ajudar as empresas que lhes confiem um recrutamento a encontrar o candidato ideal para uma vaga específica.
Além disso, as agências de recrutamento podem oferecer aconselhamento e orientação para os candidatos durante o processo de recrutamento, ajudando-os para que se preparem para entrevistas e fornecendo informações valiosas sobre o mercado financeiro e de contabilidade.