O que é preciso para trabalhar na área administrativa?
20/02/2023
O setor administrativo é absolutamente fundamental na vida das empresas, contemplando funções e atividades diversas que fazem os negócios funcionarem no seu dia a dia. Desde o departamento de Recursos Humanos até à área logística, passando pela área comercial ou pelo departamento financeiro, o setor administrativo atravessa todos eles. Saiba tudo o que é preciso para trabalhar numa das áreas que mais tem vindo a crescer em Portugal.
Um técnico administrativo tem uma função vital em qualquer empresa. O seu papel enquanto suporte no funcionamento diário dos vários departamentos de uma empresa, fazem com que esta seja uma das ofertas de emprego mais abundantes em qualquer site de emprego.
Mas o que é preciso para trabalhar na área administrativa?
Antes de mais, é preciso estudar para que se possa especializar na área administrativa. A escolaridade exigida para este tipo de trabalho em Portugal é o 12º Ano. A nível de competências, é um importante que para além do português domine pelo menos uma segunda língua estrangeira como o inglês, assim como ter um bom domínio do Office nomeadamente em programas como o Excel e o PowerPoint. A formação profissional é outra opção para quem pretende trabalhar nesta área. Existem inúmeros cursos profissionais que permitem capacitar os seus formandos com as competências necessárias para poderem exercer esta atividade profissional.
Desde entidades privadas até a cursos ministrados no IEFP - Instituto de Emprego Profissional, são várias as opções disponíveis. A formação superior na área do Secretariado é outra opção que permite fazer carreira no ramo administrativo, sendo que esta é uma das áreas com grande saída profissional em Portugal, dada a necessidade do tecido empresarial neste tipo de profissionais. Para além de uma maior facilidade de empregabilidade, este grau académico permite-lhe trabalhar em grandes empresas e níveis salariais mais aliciantes.
O que faz um assistente administrativo?
Um assistente administrativo tem a seu cargo inúmeras tarefas que podem ir desde o atendimento de telefonemas, organização de dossiês e de documentos, organização de espaços de reuniões, envio de correspondência, emissão de faturas e recibos, marcação de reuniões, operacionalização de reuniões e eventos, organizar bases de dados, apresentar relatórios, entre outras. As suas funções poderão variar muito conforme a sua área específica de atuação, a dimensão da empresa em que está a trabalhar, a sua área de formação e o seu grau académico. Dentro da área administrativa podemos distinguir diferentes áreas de trabalho nas quais os profissionais deverão ter algumas competências e conhecimentos específicos:
- Administrativo clínico
- Administrativo financeiro
- Administrativo de Recursos Humanos
- Administrativo jurídico
O que preciso de ter para trabalhar na área administrativa?
Como já mencionámos, a área administrativa está presente em todas as empresas. E também é verdade que se tem vindo a verificar um aumento da procura de profissionais administrativos pelas empresas em Portugal. No entanto, a verdade é que nem sempre é fácil encontrar trabalho num mundo sempre tão competitivo e onde, por vezes, parece que a também a oferta sobeja. Então, o que preciso para sobressair face aos outros candidatos e poder trabalhar na área administrativa?
Acreditamos que a formação importa. Mas importam também as competências que juntamos à nossa formação. Se pretende trabalhar numa empresa da área de finanças ou contabilidade, invista numa formação nessa área. Explore outras competências como o Excel, por exemplo. Por que não fazer um curso intensivo sobre o tema e enriquecer o seu currículo? É realmente importante reciclar conhecimentos e adquirir novas competências de forma a poder explorar todo o variado leque de possibilidades profissionais que pode encontrar dentro da área administrativa, em Portugal.
Se pretende direcionar a sua busca de emprego na área administrativa financeira a FED Finance pode ajudá-lo. Basta preencher o formulário para que entremos em contacto consigo.