Guia para uma entrevista de emprego de sucesso

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
20/04/2023
Guia para uma entrevista de emprego de sucesso

Para quem está à procura de emprego as fases de entrevista costumam trazer alguma apreensão e ansiedade. Para enfrentar estes momentos cruciais de forma positiva, preparamos um pequeno guia que o pode ajudar a ultrapassar com sucesso esta etapa e a conseguir o emprego que tanto almeja.

As entrevistas de emprego são momentos cruciais de qualquer processo seletivo. Depois de ultrapassada a fase de Recrutamento, que contempla uma primeira avaliação dos currículos, os candidatos podem estar sujeitos a várias metodologias que ajudarão os recrutadores a escolher os melhores candidatos para as vagas disponíveis. A entrevista de emprego é uma das formas utilizadas para conhecer os profissionais, suas competências e motivações. Tenha em atenção que, conforme a fase do processo de seleção em causa, o cargo disponível e a própria cultura da empresa poderão estar ser realizadas diferentes tipos de entrevistas: Presenciais, à Distância (com recurso a tecnologias como Skype, por exemplo), Individual ou em Grupo. Também conforme as competências que os recrutadores pretendem analisar, poderão ser utilizadas diversas metodologias como é o caso das Entrevistas Comportamentais, Estudo de Caso, Entrevistas Técnicas ou Entrevistas de Stress.

Seja como for, a preparação para o momento de entrevista é muito importante para que esta etapa seja ultrapassada com sucesso. Tenha atenção às nossas dicas:

Estude a empresa

Antes de ir para uma entrevista é crucial saber quem é a empresa que o está a receber. Quais os seus valores, qual a sua missão, quem são os seus clientes e como está estruturada. Isto vai ajudá-lo a afinar o seu discurso e a sua apresentação de acordo com o seu interlocutor. Para isso faça a sua pesquisa online, quer seja no site ou nas redes sociais da empresa. Qualquer informação vai ser importante e fará com que reforce a sua confiança impactando no seu desempenho.

Estude a vaga disponível

Quando nos candidatamos a uma oferta de emprego devemos ter em conta as funções que são esperadas de nós. Tente explorar quais as competências que são requeridas para aquelas funções. Mesmo que estas não tenham sido muito escrutinadas no momento do recrutamento, reveja o seu currículo e tente realçar as competências e experiências que possam ser uma mais valia para as atividades que irá desempenhar se conseguir o cargo. 

Dê relevância às soft skills

Para além das competências técnicas tão necessárias para desempenhar um determinado trabalho com qualidade, as empresas dão cada vez mais importâncias às chamadas soft skills, que não são mais do que competências pessoais. Muitas vezes preocupamo-nos em destacar a

nossa formação em determinadas áreas mas, é fundamental realçar outro tipo de características comportamentais, emocionais e sociais que nos tornam únicos enquanto trabalhadores.

Por exemplo, se estiver a concorrer a um cargo relacionado com a área de Finanças e Contabilidade, sabemos que competências como boa capacidade de comunicação, liderança, organização, autonomia e trabalho em equipa são fundamentais. Saiba valorizá-las em si, durante a sua entrevista.

Cuide da sua imagem

A primeira imagem que deixamos em alguém é sempre a mais marcante. E quando falamos num contexto de entrevista de emprego a forma como nos vamos apresentar é fundamental para causar uma boa primeira impressão do outro lado. Preocupe-se em levar uma imagem cuidada e apresentar-se de acordo com a cultura da empresa. É por isso importante, como referimos no início, uma pesquisa prévia da organização em todas as suas vertentes. 

Prepare-se para as perguntas mais frequentes

Independentemente dos tipos de entrevista e das metodologias utilizadas, existem perguntas que certamente irá encontrar na maior parte delas. “Fale-nos sobre si”, “Porque quer trabalhar connosco”, “Porque o devemos escolher para este cargo”, “Quais os seus pontos fortes e fracos”. Estas são algumas delas. Prepare-se para as responder, tentando encontrar pontos de encontro entre as suas competências e as suas mais valias enquanto profissional, com os valores e missão da empresa.

Faça perguntas sobre a empresa e sobre a vaga

No final da entrevista é muito normal que o recrutador se mostre disponível para responder a dúvidas ou questões que possa ter sobre a empresa, sobre as funções ou sobre o processo de recrutamento. Neste caso, não duvide em colocar perguntas mostrando proatividade – uma soft skill muito valorizada. Pode, por exemplo, perguntar sobre as equipas de trabalho ou sobre as políticas de progressão de carreira. Pode também aproveitar para reforçar a sua disponibilidade para algum esclarecimento adicional naquele momento, ou para um futuro próximo.
Enquanto empresa especializada em recrutamento e seleção de candidatos, a Fed Finance deixou-lhe apenas algumas dicas que podem fazer a diferença numa entrevista de emprego. No entanto, nunca se esqueça de ser autêntico. Este será sempre o seu melhor trunfo. Não tente ser aquilo que não é nem vender aquilo que não tem. Se acredita que aquele emprego é para si, faça o seu trabalho de casa pesquisando ao máximo a empresa, vá confiante e tente demonstrar porque é a pessoa certa para aquelas funções.

Se procura emprego na área de Finanças e Contabilidade conte com a Fed Finance para o apoiar em todo o processo. Pode também candidatar-se às Vagas que temos disponíveis no nosso site.