Employer branding: porque se deve preocupar com a sua marca empregadora

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
29/11/2021
Employer branding: porque se deve preocupar com a sua marca empregadora

A marca do empregador é importante, especialmente nesta era da informação, da internet e das redes sociais. Atualmente, as empresas que mais crescem, atraem e retêm talentos apostam numa estratégia de employer branding. Conheça as melhores dicas para criar a sua própria estratégia para atrair, contratar e reter novos talentos para a sua marca. 

O que é a marca do empregador?
Employer branding que significa em português marca do empregador (ou marca empregadora) é a forma como apresenta a sua empresa aos seus públicos, sejam os seus candidatos, parceiros, clientes ou os seus colaboradores. É composta pela reputação da empresa, os seus valores e a forma como comunica.
É também uma estratégia de marketing usada para gerar uma perceção positiva sobre a empresa como local de trabalho. Pelo que, é uma prática essencial para o recrutamento e seleção, pois bem desenvolvida atrai talentos do mercado e promove a retenção de profissionais. 

Porque é tão importante?
Para se destacar. Hoje, a marca do empregador é importante porque pode ajudar os candidatos ou empresas a escolher a sua empresa e os seus serviços em detrimento de outros. Hoje em dia, as pessoas procuram um propósito na sua carreira, pelo que trabalhar para uma empresa com boa reputação e valores é muito importante. Atraia, convença e entusiasme com a sua marca empregadora. 

Como:

  • Mantenha o seu website atualizado. Na Internet, o website da sua empresa é a imagem mais direta e imediata que reflete para os utilizadores. Certifique-se de que se mantém atualizado com as tendências, fácil de usar e coerente com os valores e discurso corporativo. Hoje em dia, os profissionais que se candidatam a uma vaga procuram saber tudo sobre a as políticas de recursos humanos, benefícios e cultura da empresa. Nunca se esqueça que o website é um dos veículos de acesso à informação mais imediato.
  • Utilize redes sociais como o LinkedIN. Esta rede profissional deve refletir a imagem com a qual os futuros trabalhadores desejam trabalhar. Use a comunicação a seu favor e mostre nessa rede os pontos positivos da sua empresa. Partilhe histórias interessantes de sucesso e iniciativas. As redes sociais são uma ótima ferramenta para contratação, mas também para transmitir confiança por meio da sua marca empregadora. Mantenha-as sempre atualizadas e atrativas. O planeamento de uma boa estratégia de divulgação da cultura e do dia a dia da empresa pode ter muito potencial. Os vídeos sobre a cultura da empresa são um excelente recurso, utilize-os. Outra boa estratégia é a divulgação de depoimentos de funcionários.
  • Mantenha-se atento à sua reputação online (Google Page, Glassdoor, etc.). Verifique e reveja as reviews, os comentários e responda aos mesmos. Mas, mais importante ainda, aceite bem as críticas e tente mudar quando necessário
  • Um RH claro & comunicação interna. Os seus funcionários são os seus embaixadores. Um Employer Branding forte irá traduzir-se em colaboradores mais comprometidos e envolvidos com a missão e valores da organização. Os colaboradores vão sentir orgulho em pertencer à organização, gerando um passa-palavra, a dita “publicidade espontânea” que consequentemente atrairá novos talentos. É muito importante garantir que os seus colaboradores estão realmente satisfeitos dentro da sua empresa. 

Conclusão
Posicionar-se como uma boa empresa para se trabalhar tem um efeito positivo nos novos funcionários que virão e na equipa que já trabalha consigo. A criação de uma imagem de marca de valor, reputada e respeitada no mercado é um facilitador em diversos aspetos: processos de Recrutamento e Seleção, retenção de talentos e felicidade interna. Se pretende recrutar um colaborador para a sua empresa? Não hesite em contactar-nos para obter mais informações sobre a nossa experiência.