Diretor financeiro: o seu impacto no sucesso empresarial
24/07/2023
Um Diretor Financeiro, também conhecido como Chief Financial Officer (CFO), desempenha um papel fundamental nas organizações. É ele o responsável por gerir as finanças corporativas e por garantir o equilíbrio entre os recursos financeiros disponíveis e os objetivos estabelecidos pelas empresas. Neste artigo, falaremos sobre as principais responsabilidades assumidas pelo Diretor Financeiro e exploraremos alguns pontos sobre as perspetivas de carreira deste profissional.
AS FUNÇÕES DE UM DIRETOR FINANCEIRO
O papel do Diretor Financeiro é multifacetado e requer uma ampla gama de competências e conhecimentos, fundamentais para o sucesso financeiro a longo prazo. A sua importância na vida de uma empresa é vital, na medida em que as suas funções ditam a base de toda a sua gestão financeira e estratégica.
Na prática, em que consistem as funções de um administrador financeiro?
Planeamento financeiro
O desenvolvimento e implementação de estratégias financeiras que garantam o crescimento sustentável da empresa a longo prazo é uma das principais funções destes profissionais. Isso envolve a elaboração de orçamentos, previsões financeiras e análise de investimentos.
Gestão de risco
O Diretor Financeiro deve identificar, avaliar e gerir os riscos financeiros que as empresas têm pela frente. Isso inclui avaliar riscos relacionados com a volatilidade do mercado, verificar mudanças na legislação ou estar atento às crises económicas e aos seus impactos económicos e sociais.
Contabilidade e relatórios financeiros
O cargo de Diretor Financeiro passa por garantir que a organização esteja sempre em conformidade com as normas contabilísticas e regulamentações financeiras em vigor. Ele supervisiona a preparação e análise de relatórios financeiros e garante a transparência das informações ao nível da contabilidade.
Captação de recursos
Ao assumir a gestão financeira de uma empresa, este profissional deve ser responsável por gerir a sua estrutura de capital e tomar decisões sobre captação de recursos. Ele procura obter fontes de financiamento, negoceia empréstimos e linhas de crédito com instituições financeiras e investidores.
Gestão de tesouraria
Um Administrador Financeiro pode também ter a seu cargo a gestão de caixa, monitorizando ativamente as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Assim, é garantida a manutenção de todos os recursos para que sejam cumpridas as obrigações da empresa e a otimização da utilização dos seus recursos financeiros disponíveis.
FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS
Para se tornar um Diretor Financeiro é necessário possuir formação académica superior em áreas como Finanças, Economia, Contabilidade ou Administração de Empresas. Além disso, é recomendável obter certificações profissionais, como em Contabilidade Analítica. E quais as competências necessárias para um diretor financeiro bem-sucedido?
- Excelentes habilidades analíticas e de resolução de problemas;
- Conhecimento abrangente de noções de contabilidade e finanças;
- Capacidade de tomar decisões estratégicas com base em análises financeiras;
- Capacidade de comunicação e trabalho em equipa;
- Forte capacidade de liderança e competências de gestão;
- Capacidade de lidar com situações de stress e boa capacidade de tomada de decisão rápida e assertiva.
Para além destas competências, uma pessoa com este tipo de responsabilidades, deverá ser um profissional confiável, ético e orientado para resultados. Precisa ainda de ser capaz de trabalhar de forma independente e de tomar decisões difíceis quando necessário. Além disso, o Diretor Financeiro deve ter uma visão holística dos negócios, compreendendo como as decisões financeiras afetam o desempenho e o rumo estratégico de uma empresa.
REMUNERAÇÃO E PROGRESSÃO SALARIAL
A remuneração de um CFO varia de acordo com o tamanho e a indústria da empresa, bem como de acordo com a sua experiência e qualificações. De acordo com pesquisas salariais, a remuneração média de um diretor financeiro poderá variar, em Portugal, entre 50.000€ a 80.000€ por ano, aproximadamente. A progressão salarial na carreira de diretor financeiro pode ser significativa, principalmente à medida que se ganha experiência e se assumem maiores responsabilidades. Além disso, a obtenção de certificações profissionais e a demonstração de resultados sólidos podem acelerar a progressão salarial.
ESTÁ À PROCURA DE UMA NOVA OPORTUNIDADE DE CARREIRA?
Portugal é um país bastante atrativo para quem pretende trabalhar na área de finanças e contabilidade e, o mercado de trabalho no nosso país, tem tido um variado leque de ofertas profissionais nesta área. A Fed Finance é uma empresa especializada em profissões na área financeira a operar desde 2001. Em Portugal, pode oferecer-lhe todo o apoio no seu projeto profissional, desde a primeira entrevista até à contratação de um emprego.
Por isso, se procura uma nova oportunidade de carreira, basta preencher o formulário para que um consultor analise o seu pedido e entre em contacto consigo o mais rapidamente possível. Se preferir, pode também conferir as nossas ofertas de emprego para Administrador Financeiro (CFO).