Descrição de funções: dicas para ter impacto nos candidatos

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
01/04/2022
Descrição de funções: dicas para ter impacto nos candidatos

Uma contratação errada gera desgaste humano e financeiro. Por isso, é tão importante a forma como apresenta o anúncio da descrição da vaga de emprego. Atraia exatamente quem pretende.

O QUE É UMA DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES?

Sendo uma ferramenta muito útil para a área de Recursos Humanos de qualquer empresa, a descrição de funções (job description) permite definir as principais tarefas, responsabilidades, competências e habilidades relacionadas com um determinado cargo. Em suma, permite listar e definir as funções e responsabilidades dessa vaga na estrutura organizacional da empresa. 

ATRAIR OS MELHORES TALENTOS

Quando a descrição do cargo de uma empresa é feita corretamente, os benefícios são notáveis. Ao definir adequadamente as características e requisitos para o cargo, a empresa tem mais hipóteses de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.
Se a descrição do trabalho não for suficientemente atraente e as necessidades não forem bem identificadas, pode resultar numa falta de bons candidatos ou a existência de candidatos desadequados para o cargo. É necessário ter tempo para construir uma divulgação de forma otimizada. Conheça bem as consequências de um mau recrutamento para as empresas e evite-o. 

MARCA EMPREGADORA

A sua vaga de emprego é o primeiro contato do candidato com a sua empresa. E a descrição dela diz muito sobre a sua marca empregadora. O candidato tem que se sentir representado e cativado pelo texto.
Atualmente, as empresas que mais crescem, atraem e retêm talentos apostam numa estratégia de employer branding. Posicionar-se como uma boa empresa para se trabalhar tem um efeito positivo nos novos funcionários que virão e na equipa que já trabalha consigo. Para minimizar riscos deve apostar num procedimento de recrutamento bem estruturado. Delegar o processo de recrutamento e seleção liberta a empresa para que mantenha o foco naquilo que é o seu negócio. 

CHECKLIST – DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES:

  • Breve história e resumo geral da empresa;
  • Objetivos e missões: porque é que contrata alguém? Descrever as missões e dar contributos sobre as tarefas, dando-lhes prioridade por ordem;
  • Descreva para que departamentos o candidato terá de trabalhar e porquê; nível de experiência (por exemplo: júnior, sénior, estagiário), hard skills, soft skills, e tente relacioná-los com as missões que descreveu anteriormente;
  • Dar detalhes sobre: localização, software utilizado, salário, bónus, vantagens, possibilidade de trabalho à distância, KPI’s, etc.

Criar um perfil de candidato ideal vai ajudar a atrair mais pessoas qualificadas e facilitará a escolha no momento de decidir quem entrevistar. Complete o seu perfil de candidato perguntando às equipas que irão trabalhar com a nova contratação o que esperam.
O recurso a uma agência de recrutamento pode ajudar a reduzir os riscos envolvidos na contratação de um novo funcionário para a sua empresa. Saiba porque não deve prescindir do serviço de uma agência de recrutamento. 

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Tente contratar uma empresa de recrutamento como a Fed Finance, com profissionais qualificados que podem aconselhar sobre todas as problemáticas acima descritas. A Fed Finance contacta diariamente com o sector financeiro, mercado português e internacional, para todas as necessidades de recrutamento.
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