Consequências de um mau recrutamento para as empresas
04/02/2022
As empresas dependem dos seus funcionários para serem bem-sucedidos. Recrutar alguém pressupõe um investimento de tempo e dinheiro e uma má contratação pode gerar impactos bastante negativos para uma empresa. Saiba como pode evitar!
Recrutamento
Em Recursos Humanos, Recrutamento é o processo que procura atrair candidatos para as vagas existentes e possíveis de existirem.
Um mau recrutamento tem como principais consequências: perda de tempo e dinheiro – um processo de recrutamento é sempre longo e complexo; má reputação - a rotatividade de colaboradores pode não ser vista para fora como algo positivo; Employment branding - tenha cuidado com as más referências de ex-trabalhadores.
Escolher o talento certo é importante. Porquê?
Tem um custo: contratar alguém custa dinheiro, desde o salário que se decide pagar ao colaborador, até à formação que se pode investir nele. Se o candidato deixar a empresa após alguns dias/semanas, isso também custa dinheiro, por isso deve investir em alguém com um risco reduzido de sair.
Contratar o talento errado pode ser difícil para a sua equipa: acolher um novo colaborador muda a dinâmica da equipa. Se esta pessoa não é a pessoa que se enquadra, a moral da equipa pode ficar afetada, pois a equipa tem de se adaptar, trabalhar mais, etc. Quando esta pessoa sai, a equipa também tem de se reorganizar pela sua ausência. Com muito trabalho e sem motivação da nova dinâmica, a sua equipa pode perder em produtividade. Cuide do bem-estar dos seus colaboradores.
Importa analisar a cultura das empresas onde o candidato trabalhou antes, a dimensão das mesmas (se foram empresas familiares ou multinacionais). Para além do que, é muito importante perceber qual é a etapa da carreira em que o profissional se encontra.
A má contratação pode, inclusive, causar desconforto nos clientes, que deixam de confiar na empresa.
O employer branding é importante porque pode ajudar os candidatos ou empresas a escolher a sua empresa e os seus serviços em detrimento de outros. Hoje em dia, as pessoas procuram um propósito na sua carreira, pelo que trabalhar para uma empresa com boa reputação e valores é muito importante.
Perder algum tempo precioso: acolher um novo colaborador leva tempo. As entrevistas levam tempo, assim como a contratação de alguém, a montagem dos seus dispositivos/equipamento, eventualmente a organização de treinos e formação. Recrutar a pessoa errada pode desperdiçar tempo precioso de qualquer pessoa da sua
empresa. Para minimizar riscos deve apostar num procedimento de recrutamento bem estruturado.
A seleção deverá ser feita tendo em conta dois eixos fundamentais: o da competência técnica para a função e, talvez o mais importante, a análise da competência interpessoal. Demissões constantes prejudicam a imagem de uma organização. O princípio básico para uma boa contratação é saber selecionar pessoas que se encaixem no perfil da vaga oferecida e no ambiente de trabalho proposto pela empresa.
Como evitá-lo:
- Ter uma definição clara do perfil que deseja recrutar, e quais os soft skills/hard skills obrigatórios ou não negociáveis;
- Escrever uma descrição de trabalho clara, precisa e honesta para atrair os melhores candidatos;
- Dedicar tempo a avaliar cada candidatura;
- Confiar o recrutamento numa empresa especializada como a Fed Finance.
O sucesso de qualquer organização depende, não apenas da qualidade e da competência das pessoas e das suas equipas de trabalho, mas sobretudo do bom ambiente e da coesão social.
O recurso a uma agência de recrutamento pode ajudar a reduzir os riscos envolvidos na contratação de um novo funcionário para a sua empresa Saiba porque não deve prescindir do serviço de uma agência de recrutamento.