Tornar-se Contabilista Certificado: 4 Passos Essenciais
06/02/2024
A contabilidade desempenha um papel vital em qualquer empresa, independentemente do seu setor de atuação. Saiba mais sobre a real importância de um Contabilista Certificado e como se tornar neste profissional em 4 passos.
É uma área complexa e altamente regulamentada, que exige conhecimentos especializados para garantir o cumprimento das obrigações legais e a gestão adequada das finanças. Nesse contexto, a presença de um contabilista certificado numa empresa torna-se indispensável.
Um contabilista certificado é um profissional que possui conhecimentos necessários para lidar com diversas atividades. Uma das suas principais responsabilidades é assegurar que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos fiscais e financeiros estabelecidos pela Autoridade Tributária.
Essas responsabilidades incluem a preparação e apresentação de relatórios financeiros precisos e o cumprimento das obrigações fiscais, a condução de auditorias internas para identificar e corrigir possíveis falhas, além de fornecer orientações financeiras estratégicas que auxiliem nas tomadas de decisões por parte da gestão.
Além das responsabilidades legais, um contabilista certificado também é regido por um código de ética profissional. Isso implica atuar com integridade, confidencialidade e imparcialidade, mantendo a confiança dos clientes e a transparência nas transações financeiras.
Saiba como tornar-se um Contabilista Certificado em 4 passos:
- Este profissional deve responder a determinados requisitos da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), nomeadamente possuir qualificações superiores ao nível da licenciatura em Contabilidade, Gestão ou Economia.
- Finda esta formação, o licenciado deverá cumprir um estágio supervisionado por um contabilista certificado para depois ser submetido aos exames da OCC, de forma a obter a licença para o exercício da profissão. Finalmente, necessita obter da parte da OCC o reconhecimento e respetiva inscrição para poder exercer as suas funções e trabalhar como Contabilista Certificado em Portugal.
- Além da formação académica, é fundamental seguir as normas internacionais da contabilidade e manter-se atualizado e informado sobre as mudanças na legislação contabilística.
- Fazer formação em softwares especializados é uma mais valia nesta área. Com os avanços da tecnologia, a adoção de determinados programas mais recentes podem ajudá-lo a executar determinadas tarefas de forma mais rápida e eficiente. A digitalização dos registos também facilitam o acesso e a análise de informações financeiras, proporcionando uma visão mais clara e atualizada da situação financeira da empresa.
Se já é profissional de Contabilidade mas ainda não encontrou trabalho em Portugal, contrate uma empresa de recrutamento especializada em Finanças e Contabilidade. A Fed Finance Portugal pode acompanhá-lo e aconselhá-lo durante todo o processo de recrutamento. Envie-nos a sua Candidatura.