Como organizar os recursos humanos de uma empresa

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
08/05/2023
Como organizar os recursos humanos de uma empresa

Contar com colaboradores motivados e manter um bom clima organizacional é hoje entendido como fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva. Torna-se por isso fundamental promover uma boa gestão de pessoas.

Adotar estratégias que permitam que os colaboradores sejam mais produtivos no desempenho das suas funções contribuindo para o cumprimentos dos objetivos propostos pelas equipas de gestão, é função das equipas de gestão de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas.

DIFERENÇAS ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Apesar de íntimamente relacionados a gestão de recursos humanos e a gestão de pessoas não têm exatamente o mesmo significado. Quando falamos em Gestão de Recursos Humanos falamos numa área mais estratégica cuja função é unir colaboradores e empresas em torno de um obetivo comum. Assim, os recursos humanos têm o seu foco no desenvolvimento das pessoas com o objetivo de promover os melhores níveis de produtividade tendo em conta as necessidades das empresas.

Por sua vez, a Gestão de pessoas está intimamente ligada com a motivação e níveis de compromisso dos colaboradores com as empresas. Podemos entender a Gestão de Pessoas como as metodologias e ferramentas que permitem desenvolver nos colaboradores os níveis de motivação necessários para o melhor desempenho das suas funções. Recursos Humanos e Gestão de Pessoas podem ser entendidos como duas faces da mesma moeda, em que um não vive sem o outro. 

OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Para cumprir o importante desafio de humanizar as empresas, as equipas de gestão de pessoas devem considerar os princípios básicos que irão guiar a sua atuação.

  • Motivação – Maior motivação leva a maior produtividade. Cabe aos técnicos a adoção de estratégias e metodologias que permitam controlar todas as variáveis que podem afetar os índices motivacionais dos trabalhadores.
  • Comunicação – Problemas de comunicação impactam negativamente colaboradores, contribuem para um mau clima organizacional e levam a equipas desmotivadas. Devemos trabalhar no sentido de promover uma boa comunicação interna.
  • Liderança – Criar ambientes propícios a uma liderança saudável e identificar perfis de
    liderança dentro das equipas é um dos pilares fundamentais na gestão de pessoas. Este trabalho de capacitação envolve uma atenção redobrada não só aos conhecimentos técnicos mas também às chamadas soft skills, competências tão importantes na tarefa de liderar e motivar equipas de trabalho.
  • Gestão de Competências – Conhecer os funcionários e trabalhar as suas competências é indispensável para promover o entrosamento e a produtividade nas equipas. O desenvolvimento de talento impacta positivamente trabalhadores fazendo com que estes permaneçam nas empresas.
  • Trabalho em equipa – O trabalho em equipa promove a circulação livre de ideias e a coesão entre os trabalhadores. Esta importante ferramenta contribui para o desenvolvimento de competências trazendo criatividade e inovação para o seio das equipas de trabalho. 

COMO APRIMORAR A GESTÃO DE PESSOAS NA SUA EMPRESA

Agora que já entendemos quais os principais pilares da Gestão de Pessoas e qual a sua importância nas equipas de trabalho, deixamos-lhe algumas dicas práticas para aprimorar a gestão de pessoas na sua empresa.

Tire partido das novas ferramentas disponíveis com grande aplicabilidade na gestão de pessoas. Aumentar a produtividade e a motivação das equipas, melhorar a comunicação interna, melhores planos de carreira, trabalho mais autónomo e menor erro humano, são algumas das contrapartidas. 

  • Melhorar a comunicação interna

É importante que todos se sintam ouvidos e diminuir ruídos que podem comprometer o bom funcionamento das equipas. Promover uma melhor comunicação dentro das equipas e entre os seus diferentes departamentos vai ser importante para prevenir conflitos e garantir que todos estejam alinhados com o objetivo. 

  • Implementar programas de avaliação de desempenho

Sinalizar e antecipar problemas de produção, de forma periódica, permite corrigir problemas que possam surgir. Além disso esta é uma boa forma de ajustar salários e trabalhar sistemas de recompensas dentro das equipas.

  • Planos de formação contínua

Adequar, implementar e fomentar a formação dos trabalhadores ao longo do tempo e de forma adaptada vai fazer que todos se sintam capazes de vislumbrar o seu crescimento e o seu valor.

  • Desenvolvimento de carreira

Se pretende reduzir o turnover dentro das empresas esta é uma ótima forma de o conseguir. A mobilidade dos trabalhadores dentro dos vários setores da empresa é algo benéfico não só para os funcionários mas também para as empresas.

  • Promover o employer branding

Deixe que os seus trabalhadores sejam os verdadeiros embaixadores da sua empresa. Não existe melhor estratégia para trabalhar uma marca do que através de testemunhos daqueles que vivem aquela realidade diariamente.

  • Trabalhar a cultura organizacional

Trabalhe a cultura organizacional dentro da sua empresa para que os seus valores sejam partilhados genuinamente por todos. Só é possível lutar por um mesmo objetivo quando existe partilha no cumprimento de um conjunto de normas e formas de atuar.

 

Se pretende conduzir uma equipa de trabalho para o seu melhor nível estes são alguns dos pontos que não pode descurar. O mais importante? Ter sempre em mente que pessoas valorizadas e compreendidas serão sempre pessoas mais comprometidas e motivadas no seu dia a dia de trabalho. Se procura colaboradores para a sua empresa com competências dentro da área das Finanças e Contabilidade saiba que a Fed Finance pode ajudá-lo em todo o processo de recrutamento e seleção. Confie-nos um recrutamento!