5 Soft skills importantes para cargos em finanças
13/12/2021
As soft skills são competências ou qualidades comportamentais que ganharam, nos últimos anos, extrema relevância no mercado de trabalho. Quando procura um emprego, vai encontrá-las cada vez mais na descrição de funções. Saiba quais são as 5 soft skills mais procuradas no sector das finanças.
Hard Skills versus Soft Skills
Para se destacar na carreira é necessário identificar e desenvolver o equilíbrio entre hard e soft skills. A primeira refere-se às habilidades técnicas e a segunda, às competências pessoais.
Cada vez mais as empresas têm consciência que as soft skills promovem mais resultados para o negócio, criam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, que propicia a melhoria das relações interpessoais.
Atualmente, ter competências comportamentais, emocionais e sociais é tão importante quanto dominar a técnica. E a combinação das duas é a chave para o sucesso: progressão na carreira e alcance do emprego dos seus sonhos.
Veja abaixo as 5 soft skills mais solicitadas para cargos em finanças:
- Comunicação
Partilhe informações com o seu serviço e também com outros departamentos da empresa. Dê a conhecer de forma clara e honesta o seu trabalho, aumentando a eficiência do espírito de equipa.
Saiba falar, ouvir e questionar. Os profissionais de contabilidade e de finanças devem ser capazes de contar a história por trás dos números de forma simples, direta e cativante. Ter a capacidade de explicar processos financeiros complexos, para clientes e trabalhadores de outros departamentos que têm conhecimento financeiro limitado é uma competência muito valorizada. Ser uma pessoa comunicativa é crucial para a construção de uma boa e duradoura rede de networking.
Como fazer?
Promover uma escuta ativa. Demonstre interesse pelo que é dito.
Assertividade. Transmita a sua mensagem de forma objetiva.
Negociação. Apresente o seu ponto de vista com calma e cordialidade.
Dê e receba feedbacks. Saber como passar um feedback, seja positivo ou negativo, assim como saber receber opiniões de terceiros, fazem parte de uma boa comunicação
- Organização
Competência fundamental em tempo COVID, uma vez que a maioria das pessoas tende a trabalhar tanto a partir do escritório como em casa, ou 100% à distância. Estar organizado ajuda-o a manter uma mente clara, para que fique menos stressado, ganhe eficiência e alcance maiores resultados. Quando o tempo é bem rentabilizado, é possível fazer mais e gerar mais valor com a mesma quantidade de tempo.
Como fazer?
Planear as suas tarefas com antecedência.
Escrever listas com as tarefas diárias e níveis de prioridade são uma grande ajuda.
Usar a tecnologia. Existem diversas aplicações que auxiliam na organização das tarefas e prazos de trabalho.
Organizar reuniões simples e eficientes.
- Networking skills
O networking ou seja a capacidade de trabalho em rede é muito importante, tanto dentro da sua empresa como fora dela. Porquê? Porque ajuda a criar relações que podem ser úteis para o seu trabalho.
Também pode obter informações importantes e privilegiadas para o negócio, mantendo contacto com as pessoas certas. A utilização do poderoso marketing pessoal tornou-se indispensável para se destacar no mercado financeiro.
como fazer?
- Independência
Os gestores gostam de pessoas que são proativas. É claro que o feedback é importante, e deve sempre fazer perguntas se surgirem dúvidas. Mas tenha em mente que confiar nas suas capacidades técnicas também é importante, e que ser independente e pró-ativo pode ajudá-lo no seu trabalho diário.
O mercado está em rápido movimento, e para isso as organizações precisam de líderes que possam orientar e motivar as equipas para serem bem-sucedidas em períodos de mudança contínua. As empresas procuram funcionários capazes de trabalhar sozinhos e ainda completar as tarefas necessárias a tempo.
Como fazer?
Seja capaz de solucionar problemas sozinho e emergir da situação com resultados desejáveis.
Procure demonstrar que tem confiança e segurança nos processos de tomada de decisão, que sabe escutar, comunicar as suas ideias e que tem facilidade em tomar a iniciativa.
- Liderança
Os empregadores financeiros procuram pessoas que possam liderar pelo exemplo, que tomem decisões, que confiam na sua intuição, que saibam gerir projetos, que sejam positivos e excelentes membros da equipa.
Quem sabe liderar utiliza os pontos fortes de cada membro da equipa em função das metas que a empresa planeou alcançar. Faça com que a equipa se sinta valorizada e motivada, através de feedbacks, ajustando as funções ao perfil pessoal de cada um. Para além do que, deve ser sempre um profissional atualizado e que analisa continuamente a concorrência.
Para se tornar um bom diretor financeiro é preciso saber se posicionar e atuar como líder. Uma boa liderança é aquela que promove sobretudo o bem-estar do grupo.
Como fazer?
Tenha sempre a capacidade de se adaptar à mudança.
Seja motivador e inspirador.
Conheça o perfil dos seus colaboradores e equipa.
Delegue tarefas de acordo com as habilidades de cada membro da equipe.
Invista nos feedbacks individuais.
Conclusão
As soft skills mostram ao empregador um conjunto de qualidades e atributos pessoais que podem proporcionar benefícios adicionais à cultura da empresa, à produtividade e ao ambiente de trabalho.
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