10 competências que não podem faltar no seu currículo

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
18/09/2024
10 competências que não podem faltar no seu currículo

As competências desempenham um papel crucial na diferenciação da sua candidatura perante os recrutadores. Elas representam os conhecimentos adquiridos ao longo da sua carreira e vida académica, demonstrando a sua capacidade de desempenhar determinadas tarefas com excelência. Saiba quais as competências certas a inserir no seu currículo e aumente significativamente as hipóteses de conquistar a atenção dos empregadores e garantir a progressão na carreira.

Como identificar as competências certas para o seu CV

Para identificar as competências mais relevantes a incluir no seu currículo, é essencial analisar cuidadosamente a descrição da vaga a que se pretende candidatar. Comece por procurar as palavras-chave e requisitos específicos mencionados pela empresa para depois destacar as competências que melhor correspondem às exigências do cargo. Não menos importante, é fazer uma breve reflexão sobre as suas experiências anteriores e quais as aptidões que se mostraram fundamentais para o sucesso nas suas funções passadas.

Fazendo esta análise, será mais fácil incluir as competências certas para o seu currículo. Mas porque é isso importante e em que medida o pode ajudar a encontrar trabalho?

  • Contribui para uma maior diferenciação e competitividade: Escolher competências diferenciadas e relevantes permite que um candidato se destaque entre uma concorrência acirrada. Os recrutadores procuram profissionais não apenas pelas suas habilidades técnicas, mas também por competências comportamentais e emocionais que agreguem valor à equipa e à organização.
  • Demonstra esforço e dedicação: Ao personalizar o seu currículo de acordo com as exigências da vaga e da empresa em questão, vai demonstrar dedicação, tempo e esforço de quem se quer adequar às necessidades específicas do empregador, evidenciando interesse genuíno na oportunidade e na empresa.
  • Evidenciam a experiência e conhecimento: As competências listadas no currículo funcionam como uma evidência tangível da sua experiência e conhecimento na área. Elas demonstram não apenas o que já realizou em trabalhos anteriores, mas também capacidades que podem ser aplicadas de forma eficaz na nova posição pretendida.
  • Contribui para melhor leitura e compreensão: Ao enfatizar as capacidades mais relevantes de forma clara e objetiva, torna-se mais fácil para os avaliadores identificarem rapidamente o potencial dos candidatos e adequação à vaga em questão.

O TOP 10 DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS A INCLUIR NO CV

Se está a candidatar-se a um cargo na área das Finanças e Contabilidade, deve ter em conta algumas das competências mais procuradas e valorizadas no mercado de trabalho desta esfera de conhecimento. Deixamos-lhe o top 10 das competências técnicas que deve incluir no seu currículo:

Capacidade analítica

Ter a capacidade para analisar informações, identificar tendências e tomar decisões sustentadas em dados é uma das características mais procuradas no mercado financeiro.

Análise financeira e orçamental

Elaborar e gerir orçamentos financeiros para depois sustentar tomadas de decisões estratégicas e ter a capacidade de interpretar e analisar dados financeiros para identificar tendências e avaliar o desempenho económico da empresa, são algumas competências fundamentais para quem se pretende candidatar a um cargo nesta área.

Análise de dados

Saber procurar e interpretar dados financeiros é outra das competências fundamentais para quem pretende gerir orçamentos, controlar receitas e despesas de forma eficiente. Desta forma, se este é um dos seus fortes, não deixe de o mencionar no seu CV.

Legislação financeira

Conhecimento sólido das normas e leis tributárias e financeiras vigentes, é essencial para garantir conformidade legal e transparência nas operações financeiras da empresa.

Planeamento Tributário

Tem uma boa capacidade de realizar planeamentos fiscais adequados, visando a otimização dos impostos e a conformidade com as obrigações legais? Saiba que esta é uma mais valia que deve destacar.

Auditoria

Se tem habilitação para conduzir auditorias internas e externas, assegurando a conformidade das práticas contabilísticas, a precisão dos registos financeiros e a deteção de possíveis irregularidades, deve destacar esta competência na altura da sua candidatura.

Controlo de Custos

Capacidade de analisar os custos operacionais da empresa, identificando oportunidades de redução de despesas, maximização de recursos e aumento do lucro.

Preparação de demonstrações financeiras

Esta competência demonstra a sua capacidade de elaborar e apresentar demonstrações contabilisticas como o balanço patrimonial ou o fluxo de caixa.

Conciliação bancária

Esta competência permite conciliar extratos bancários, identificar e corrigir inconsistências de forma a garantir a integridade das transações financeiras e a exatidão dos saldos contabilísticos.

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

A familiaridade com sistemas integrados de gestão empresarial, como SAP, Oracle ou outros, realça a sua capacidade de análise e de registo de informações financeiras de forma automatizada e precisa.

NÃO ESQUEÇA AS SOFT SKILLS

Até agora estivemos a realçar a importância que as Competências Técnicas podem ter numa candidatura. Ainda assim, não deve descurar a inclusão das chamadas sof t skills num currículo.

As competências interpessoais são fundamentais para o desempenho eficaz e a integração bem-sucedida em equipas de qualquer área de trabalho. Ao destacar essas soft skills no currículo, os profissionais demonstram não apenas o seu conhecimento técnico, mas também a sua inteligência emocional, a capacidade de se relacionar, colaborar e se desenvolver continuamente dentro de um ambiente de trabalho dinâmico e competitivo.

Deixamos alguns exemplos:

  • Comunicação Efetiva
  • Resolução de Problemas
  • Gestão do Tempo
  • Trabalho em Equipa
  • Liderança
  • Adaptabilidade

O papel das empresas de recrutamento na valorização das competências

Agências de recrutamento como a Fed Finance, desempenham um papel fundamental na valorização das competências dos candidatos junto aos recrutadores. Estas empresas têm o expertise para identificar as competências mais relevantes para cada vaga e podem, por isso, ajudar a destacar as mesmas nos currículos dos candidatos. Além disso, as empresas de recrutamento também realizam processos de seleção rigorosos, avaliando não apenas as competências técnicas, mas também as competências comportamentais e emocionais dos candidatos. Dessa forma, eles contribuem para a contratação de profissionais que atendam às necessidades específicas das empresas e possuam potencial para o sucesso no cargo. 

Faça uma identificação estratégica das competências e terá assim, bem mais fcilitada, a tarefa de conquistar uma nova oportunidade de emprego.